TANQUES PARA DATACENTERS SISTEMA DE HVAC

Um excelente recurso em

segurança para datacenters

Climatização de Precisão para Data Centers

A refrigeração de Data Centers ideal para garantir segurança, confiabilidade e alta disponibilidade é feita com um sistema de ar-condicionado de precisão. Usualmente do tipo CRAC – Computer Room Air Condition.

Diferentemente de um sistema de conforto (com ar-condicionado comum, como o split), o CRAC é preparado para o uso contínuo. Isso, claro, porque um Data Center precisa funcionar 24 horas por dia, 365
dias por ano.

Por esse motivo, os sistemas de refrigeração de precisão para Data Centers são projetados para manter a temperatura, a umidade e a qualidade do ar dentro de parâmetros definidos por normas e métodos internacionais de boas práticas.

Para que isso ocorra, são monitorados  constantemente por sensores eletrônicos. Esses dispositivos identificam automaticamente variações capazes de afetar o equilíbrio do sistema.

Dessa forma, medidas de correção podem ser imediatamente adotadas inclusive por controle remoto – para manter o Data Center em funcionamento com segurança.

Veremos agora por que a alta precisão de um sistema de climatização de Data Center é vital. Isso para
controlar temperatura, umidade e qualidade do ar: requisitos essenciais à saúde e longevidade do CPD.

Como o aquecimento gera downtimes?

Se não houvesse ar-condicionado, cinco minutos seriam suficientes para a temperatura dos racks de uma empresa chegar a 70ºC! E uma parada não programada seria inevitável.

O aquecimento que gera downtimes ocorre porque equipamentos eletrônicos produzem o chamado “calor sensível”.

Trata-se de uma espécie de calor seco. Ou seja: que não se transforma em umidade (como ocorre em nosso corpo, onde o chamado “calor latente” ou “calor úmido” é dissipado através do suor).

Como o calor das máquinas permanece seco, precisa ser dissipado com a ajuda de um sistema de controle que insufle ar frio e/ou retire o ar quente de áreas críticas, detectadas por monitoramento eletrônico.

Se isso não for feito corretamente, as máquinas podem superaquecer e entrar em um modo de proteção
que provoca desligamento automático. Ou seja: servidores, switches e todo o Data Center podem simplesmente parar. Existem várias estratégias que podem ser adotadas para realizar a troca de ar necessária à manutenção da temperatura ideal, visando ao bom funcionamento dos equipamentos.

E são os estudos feitos durante a elaboração do projeto de climatização de Data Center que definem o melhor sistema para cada caso, levando em conta requisitos como tipo, tamanho e nível de aproveitamento do ambiente.

Para aumentar a eficiência energética e reduzir o consumo do sistema de climatização de Data Centers, é possível adotar medidas como o uso de chillers. São resfriadores de água utilizados na climatização para manter os ambientes na temperatura ideal. Recomenda-se que haja redundância, ou seja, a duplicação desse equipamento, para que o controle térmico seja mantido em caso de falha no chiller principal.

Esses sistemas geralmente necessitam de tanques (Vasos de Pressão) para armazenamento de água gelada do sistema e dependendo do projeto podem ter funções diversas como: Eficiencia energética, Inercial, Pulmão etc.

A RDP tem uma vasta experiência no projeto e fabricação de tanques para água gelada pressurizados para sistemas de climatização de datacenters. Dessa forma auxiliamos nossos clientes, projetistas e instaladoras, desde o início da elaboração dos projetos até a fabricação e instalação dos equipamentos
garantindo a melhor eficiência e performance dos sistemas.

Vantagens

  • Proteção contra superaquecimentos.

 

  • Controle de temperatura, umidade e qualidade do ar.

 

  • Equilíbrio do sistema.

 

  • Eficiência energética.

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato com nossa equipe comercial para tirar dúvidas, projetos
ou solicitar cotação. Estamos prontos para lhe atender.